post

Segundo estudiosos, cachorros gastam de 12 a 14 horas, por dia, sonhando. Certas vezes, os donos de cachorros irão associar aquela pequena pata dobrada ou um ruído pequenino que sai enquanto um cachorro dorme com alguma coisa que o espécime está sonhando. Entretanto os cães sonham mesmo ou essas pequenas distorções são totalmente involuntárias?
A solução para esta dúvida, de acordo com a grande parcela dos estudiosos, é que os cachorros provavelmente sonham. Estudiosos do Massachusetts Institute of Technology, relatam que os cachorros têm uma estrutura de sono muito igual aos humanos. Os cachorros, bem como humanos e outros mamíferos, experimentam o sono REM (Rapid Eye Movement), o nível do sono em que os seres humanos exercem sonhos.
Cachorro sonha e tem pesadelos? Animais de Estimação Cães Curiosidades sobre Cães    Os humanos e os cães inclusive possuem altos graus de atividade cerebral ao longo dessa fase do sono, o que revela que estes espécimes se encontram sonhando, assim como os indivíduos. Consequentemente, tanto as pessoas quanto os cachorros ainda detêm uma estrutura cerebral que imobilizam os básicos músculos do corpo com o objetivo de impedir esses músculos de reagir fisicamente durante os sonhos: o Pons Varolli. O fato de os cães também possuírem essa estrutura muscular assegura que ela está lá por um motivo: impossibilitar que os músculos ajam à medida que os cachorros encontram-se sonhando.

O que os cachorros sonham?

A fisiologia cerebral dos seres humanos e dos cachorros é consideravelmente igual ao adormecer, entretanto o que isto significa ao cerne dos sonhos dos cachorros? Especialistas conduziram experimentações com ratos preguiçosos e os resultados mostram que seus sonhos estão ligados a situações reais, assim como com os seres humanos. Mesmo que um estudo preciso com cães não tenha sido conduzido, outros pesquisadores reconhecem que os sonhos dos cães são também fundamentados em atividades diárias, como o brinquedinho que ele ama ou o gato do vizinho que mia o dia todo da janela.
Análises inclusive indicaram que uma das principais coisas que um cão sonha é com o seu querido dono.
Desgraçadamente, os seres humanos não devem se comunicar inteiramente com seus cachorros para comparar seus sonhos com os deles, assim não existe certeza de que os cachorros sonhem da mesma forma que os indivíduos. Os especialistas acreditam que os sonhos dos cachorros são vinculados, principalmente, às suas práticas diárias. Em outras palavras, possivelmente é semelhante aos nossos sonhos; uma linha de história desarticulada que tem nexo ao sonhar, contudo que pode não ter uma sequência narrativa tão lógica como se imaginou uma vez acordado.

Os sonhos dos cachorros são habituais?

Cachorro sonha e tem pesadelos? Animais de Estimação Cães Curiosidades sobre Cães    Os reflexos nas patas, rangidos e grunhidos ao longo do período REM de um cão são inteiramente normais. Os cães inclusive costumam ter uma quantidade maior de movimento no sono, portanto é habitual perceber algo como “dormir correndo”. Ao observar que um cachorro está se movendo demais – ou é capaz de estar tendo espasmos ao longo de seu sono – o dono deve entrar em contato com o médico-veterinário para garantir que tudo encontra-se bem com o cachorro à medida que ele esteja sonhando.

Posso despertar um cachorro adormecido no tempo em que sonha?

Despertar o cão enquanto ele se encontra visivelmente durante um período REM não irá prejudicar a saúde do animal, mas isso seria capaz de apavorá-lo. Se o cão é tendente a impaciência ou a hostilidade, um susto poderá expandir este hábito. Então, é bem melhor deixar o cão em estado de sono continuar dormindo.

Deixe uma resposta